Sobre

O StudioTreze surgiu em 2000, no ABC Paulista, a principio como forma de dar vazão aos meus projetos pessoais usando a auto-publicação (self-publishing). Em uma época pré-internet, pelo menos para mim, foi o meio que encontrei para divulgar os meus trabalhos e criar um selo em que eu pudesse colocar minha marca e principalmente minha mão em forma de fanzines, impressos e publicações independentes. Onde a pesquisa da impressão, do borrão, da colagem, do stencil , da edição fosse também um caminho visual dentro do meu trabalho. Assim surgiu a série Stencil Art, um compilado dos meus stencils e minhas intervenções na rua pelo ABC Paulista. Foi com esse zine que tive o primeiro contato com o pessoal da Lost Art, Galeria Choque Cultural, coletivo SHN, o escritor e design Tristan Manco e uma série de outras pessoas e grupos que vim a trabalhar futuramente.

Logo depois desses primeiros impressos, o leque do StudioTreze e sua proposta de edição foram se ampliando e criando bases na arte de rua. Aliando a experimentação e afirmação do fanzine e da publicação independente como meio expressivo e cultural potente. Com raízes no punk, seguimento forte na região, o selo buscou na vertente da arte urbana uma forma de questionar o visual das cidades, através do zine Subsolo – Ruas do ABC, apresentou o abandono e parte da desindustrialização por meio do fotozine Outlaw , as minhas andanças com o xerocão e fotos analógicas do C.D.M.P entre outros títulos impressos, além de organizar diversas feiras e participar de tantas outras, mantendo o espirito DIY dos zines.

Atualmente o StudioTreze vem representado uma série de artistas da região do ABC Paulista, tanto com as suas publicações, experimentos gráficos e impressos em geral. Criando um núcleo de pesquisa em arte, eventos e discussões a cerca da imagem e suas aplicações no cotidiano como forma de dar vazão a uma cena única e pulsante, criando um ligação também com o público através do acesso a esses artistas e garantindo uma troca de mão dupla.

"Apoie a cena local!"

Daniel Melim